Blog

Etiqueta Digital – É preciso ser praticada!

20 Views0 Comment

Sim, você leu certo, etiqueta digital. No mundo de hoje pouco tem se falado sobre etiqueta. Será que os bons modos ficaram no mundo analógico? Óbvio que não, apesar de na prática parecer o contrário.

Com a consolidação das plataformas digitais e adesão em massa ao universo virtual, é cada vez mais comum que as pessoas deixem de lado certas formalidades essenciais para o bom convívio da vida real/física na hora de se relacionar virtualmente com amigos, familiares ou colegas de trabalho. A impressão que temos é que antes, as opiniões e julgamentos eram ponderados, a empatia vinha em primeiro lugar. O olho no olho inibia, intimidava certas atitudes que hoje é jogada na rede sem dó. As pessoas discordam de você ( o que é natural e saudável, ninguém pensa igual) e não pensam duas vezes em expor a própria opinião de forma agressiva e muitas vezes radicais, sem margem para uma conversa madura e enriquecedora, afinal dois pontos de vista é sempre melhor que um, ou nenhum.
A boa comunicação é a base de qualquer relacionamento humano. Essa despreocupação com o outro pode causar ruídos e desconfortos irreversíveis para sua imagem ou vida das pessoas. A cultura do cancelamento na internet está aí para nos provar o quanto atitudes extremas são nocivas. Queremos lembrar que assim como no off-line, a educação e respeito ao próximo são importantes também no mundo online.

O bom senso ainda precisa ser colocado em prática nas ações que realizamos na internet por isso listamos algumas dicas para ajudar na configuração do seu filtro:

*Não custa lembrar que devemos evitar comentários que possam ser interpretados como grosseiros, ofensivos ou preconceituosos. É importante ter em mente que existem diferentes culturas e por isso não se deve impor ou cobrar certos posicionamentos.
*Alguns assuntos podem ser discutidos de forma privada, através do direct, messenger, e-mail – evitando que outras pessoas alimentem uma opinião negativa ou ataque desnecessário. Discordou de algo e faz questão de deixar isso claro ao outro, chame no privado e tenha uma conversa adulta e respeitosa.
*Atentar-se para as fotos e vídeos que postamos e compartilhamos é de suma importância – mais que uma rede social nossos perfis digitais são como um cartão de visita. Sua carreira precisa que você tenha filtro em determinadas situações. Evite o celular depois de alguns drinks, para evitar postagens que possam comprometer sua imagem no dia seguinte.
*Outra dica é lembrar que a etiqueta é parente da ética, e nosso comportamento na internet é uma amostra do que somos como pessoas. Não sugerimos que você não seja você, que não seja real, mas sim, que use o bom senso em tudo, manter a velha regra da boa vizinhança faz a diferença.
*Nunca poste ou comente algo que você não teria coragem de dizer pessoalmente. Isso evita constrangimentos em salas de reuniões online ou postagens alheias.
*Não cobre afetividade em suas ações digitais, deixa que isso aconteça naturalmente. Sabemos que muitas ações de negócios dependem de interação, mas não é legal implorar por engajamento o tempo todo, nem todo mundo está disposto a estar interagindo com você e está tudo bem. Se quer ser curtido e elogiado, que tal curtir e elogiar também? A vida é uma via de mão dupla.

Comunicar é a habilidade de expor informações, emoções, opiniões e qualquer tipo de conhecimento de um indivíduo para outro. A internet é um canal infinito de assuntos, mas assim como numa mesa de jantar, uma roda social de uma festa, precisamos pesar o que será dito para evitar desconfortos. O mundo online causa uma falsa impressão de anonimato, mas não se esqueçam, não é.